Quem pode doar?

Os dadores devem:

  • Ter entre 18 e 35 anos

  • Não estar grávida (se mulher)

  • Ter um bom estado de saúde e um estilo de vida saudável

  • Não ser fumador (a)

  • Ter um índice de massa corporal (IMC) situado entre 18,5 e 25 kg/m2. (calcule aqui)

 

Atualmente, estamos a recrutar dadores apenas da zona de Lisboa ou Évora.

Como é feita a seleção dos dadores?

Os dadores devem preencher os requisitos online e estar disponíveis para uma consulta médica onde será feita a seleção de acordo com os mais rigorosos critérios clínicos.
De forma a garantir a maior segurança e qualidade do material recolhido, para além das fezes, será solicitada uma amostra de  sangue para análise, no início e final do período de doação.

Como são feitas as doações?

O processo de recolha das fezes é feito de forma simples através de um kit fornecido ao dador. Este kit dispõe de um sistema adaptável à sanita permitindo uma recolha mais conveniente e sem manipulação das fezes.
Um estafeta irá proceder à recolha no seu domicílio ou local de trabalho de forma conveniente para o dador.

Em que data irão ocorrer as doações?

Encontramo-nos neste momento na fase de recrutamento e de seleção de dadores. Se for elegível, as suas doações ocorrerão entre Março/Abril.

Irá haver outras datas para doações no futuro?

Queremos salvar vidas agora e continuar a fazê-lo no futuro. É muito importante a doação nesta primeira campanha. Se não puder doar agora e quiser ser informado de novas campanhas no futuro faça o seu registo aqui.

Tenho benefícios em tornar-me dador?

As doações são voluntárias. O maior benefício é a oportunidade de poder contribuir para o tratamento de doenças graves e salvar vidas.

​É seguro doar durante este período de pandemia COVID-19?

Uma série de medidas rigorosas estão a ser tomadas para que os contactos sejam realizados de forma segura e minimizar o risco de infetar ou ser infetado por SARS-CoV-2.
As suas doações são testadas para a presença de SARS-CoV-2 e outros parâmetros infeciosos e respeitam um período de quarentena. No caso de ter tido um contacto com um caso positivo, ter testado positivo ou ter sintomas deve entrar em contacto connosco imediatamente.
Se quiser saber mais sobre a segurança da sua dádiva clique aqui.

Como são armazenados os meus dados?

Os dados sobre dadores são armazenados com segurança na YourBiome cumprindo os critérios do RGPD. Os dados sensíveis são codificados e anonimizados. O conjunto de dados que podem ser rastreados diretamente até uma pessoa (como sobrenome, data de nascimento e detalhes de contato) são armazenados em um arquivo separado e com acesso limitado.